Sua empresa precisa de um MDM

SUA EMPRESA PRECISA DE UM MDM

Seus dados empresariais estão nos celulares, tablets dos colaboradores? Sua empresa está em risco e precisa de um MDM!

No mundo atual a interatividade digital não é algo opcional, todas as empresas necessitam se comunicar e interagir através de meios digitais, todos estão online não importa o lugar, principalmente no ambiente de trabalho.

Todos interagem um com os outros o tempo todo, criando complexas redes de comunicação que visam otimizar o tempo e aumentar a produtividade.

Porém nesse meio de campo onde dispositivos móveis como celulares, tablets e notebooks estão acessando constantemente serviços da empresa como e-mail, servidores de dados e sistemas, as informações empresariais estão correndo um grande risco de serem expostas de forma voluntária ou involuntária.

Hoje já não é mais possível pegar todos os arquivos sensíveis de uma empresa e guarda-los dentro de um cofre seguro com senha e a prova de incêndios e invasões, a realidade que muitas corporações custam a aceitar é que SOMOS DIGITAIS e ESTAMOS SERIAMENTE EXPOSTOS.

Os departamentos de TI instalam Firewalls em suas redes, antivírus nas estações de traballho e criam políticas de segurança restritivas visando a segurança, mas os dispositivos móveis acabam sendo negligenciados e é justamente através deles que uma empresa pode amargar grandes prejuízos.

E o que pode ser feito para que isso não ocorra? Para garantir que controle de informações empresariais seja efetivamente da empresa?

A sigla é bem simples, possuí apenas 3 letras: MDM, do inglês Mobile Device Management.

O Gerenciamento de Dispositivos Móveis não é nenhuma novidade, surgiu lá atrás quando a BlackBerry revolucionou o mercado com seus smartphones corporativos, ora, se o telefone passou a ser mais um computador no escritório, nada mais correto do que trata-lo com a mesma responsabilidade que um computador, instalando sistemas de proteção.

A função do MDM é proteger, monitorar, gerenciar e suportar dispositivos móveis. Incluindo os dados que esses dispositivos carregam, as definições de configuração que podem ser definidas para cada dispositivo móvel (ou por grupo), por exemplo, desabilitar funções como extração de dados via USB, desativar a câmera do aparelho, proibir a instalação de aplicativos não homologados pela TI, bloquear conexão em redes WiFi e muitas outros bloqueios são possíveis.

Um grande diferencial é que as implantação do MDM não precisam ser necessariamente nos celulares\tablets empresariais, atualmente um bom MDM deve suportar BYOD (Bring you own device), ou seja deve permitir a utilização do próprio dispositivo pessoal do usuário. Utilizando o próprio celular do colaborador a empresa economiza recursos e poderá ficar tranquila que suas informações não serão utilizadas de forma indevida.

No arranjo BYOD o MDM cria um contêiner seguro criptografado onde todos os dados, e-mails e aplicações empresariais serão armazenados, é fácil entender se pensarmos que é um aplicativo da empresa onde o funcionário poderá realizar o seu trabalho com segurança. O administrador do MDM pode definir horários de acessos, e impedir por exemplos capturas de tela dentro desse ambiente (print screen), e em caso de desligamento do funcionário, com um simples clique tudo é removido do dispositivo.

O vazamento de dados através de dispositivos móveis são muitos comuns, a PROTECTSOFTWARE é referência em comunicações seguras para smartphones e muitos clientes nos contam casos que parecem ter saído de filmes do James Bond, como um advogado que teve seu smartphone roubado no centro da cidade, a princípio pensou-se que era apenas mais um roubo dentre as dezenas de ocorrências diárias que acontecem para usuários drogas sustentarem o seu vício, porém mais tarde foi percebido que as informações que estavam no aparelho foram usadas para prejudicar um de seus processos, o estrago foi tamanho que a ação foi perdida e o cliente teve desembolsar uma grande quantia em indenização.

Em uma empresa do ramo de licitação, um colaborador passava informações livremente para uma empresa concorrente, simplesmente encaminhava os e-mails empresariais que recebia no seu smartphone, tirava fotos de documentos e mandava via WhatsApp, após essa apuração foi constatado um prejuízo milionário em contratos perdidos ou impugnados.

Numa grande empresa automobilística um smartphone  foi “grampeado” por uma concorrente,  todos os dados contidos no celular e todas as conversas e mensagens eram transmitidas, um típico caso de espionagem industrial, o smartphone foi grampeado através de um vírus enviado por e-mail.

Na maioria dos casos um bom MDM teria poupado esses prejuízos, a maioria das empresas nem se dá conta que está sendo espionada ou saqueada, seja por terceiros ou por seus próprios colaboradores.

Algumas empresas estão mais expostas do que outras, caso a sua empresa se encaixe em uma das características abaixo, a utilização de um MDM é imprescindível.

Empresas que lidam e armazenam informações confidenciais.
Empresas com muitos funcionários que trabalham remotamente.
Empresas que possuem muitos documentos online e offline.
Empresas que possuem processos e controles avançados.
Empresas conscientes que os prejuízos advindos de uma má qualidade de dados podem ser catastróficos.

A BlackBerry é líder, pioneira é premiada com a sua solução BlackBerry UEM (antigo BES12), e nos somos revendedores autorizados dessa solução no Brasil. O BlackBerry UEM pode ser instalado em smartphones e tablets Android, iOS e BlackBerry, a nova versão também suporta computadores com sistema operacional Windows e Mac OS.

Saiba mais sobre essa solução acessando a página do produto, clicando aqui.

BlackBerry UEM: MDM líder de mercado, segurança para sua empresa.

WhatsApp